Ao considerar a compra de um carro, é natural que o foco principal seja em aspectos como design, desempenho e tecnologia. No entanto, entender os detalhes técnicos do motor, como o tipo de sincronismo, é fundamental para prever os custos de manutenção a longo prazo. 


Um dos questionamentos mais comuns entre os futuros proprietários do Jeep Compass é se ele tem correia dentada ou corrente, e a resposta para essa pergunta é mais importante do que parece.


A escolha entre correia dentada ou corrente de comando afeta diretamente a durabilidade, o desempenho e, principalmente, o custo de manutenção do veículo. 

Diferença entre correia dentada e corrente de comando

Para começar, é importante saber o que cada um desses componentes faz. 

Tanto a correia dentada quanto a corrente de comando têm a mesma função: sincronizar o movimento do virabrequim (que movimenta os pistões) com o eixo de comando de válvulas (que controla a abertura e o fechamento das válvulas do motor). 

Em outras palavras, eles garantem que o motor funcione de forma harmoniosa e eficiente.

As principais diferenças entre a correia dentada e corrente de comando estão no material de fabricação e na durabilidade.

Correia dentada

Feita de borracha e materiais sintéticos, é mais silenciosa, leve e barata. No entanto, é um componente que se desgasta com o tempo e exige a troca em períodos específicos de manutenção. Se a correia se romper, pode causar danos sérios e caros ao motor.

Corrente de comando

Feita de metal (aço), é muito mais resistente e durável, feita para acompanhar a vida útil do motor, sem a necessidade de troca periódica, a menos que haja algum problema. No entanto, a corrente pode gerar um pouco mais de ruído e é um componente mais pesado e caro.

E o Jeep Compass tem correia dentada ou corrente?


Ambas as opções estão disponíveis, dependendo da versão. As versões do Jeep Compass com motor a diesel são equipadas com correia dentada. Já as versões com motor a gasolina, como o flex, utilizam corrente de comando.

A escolha da tecnologia pela fabricante é estratégica. O motor a diesel, por sua natureza, tem um funcionamento com maior torque e vibração. Por isso, a correia dentada é a melhor opção, pois absorve melhor as vibrações do motor, o que contribui para um funcionamento mais suave e silencioso.

Manutenção e impactos no seu bolso

As versões do Jeep Compass a gasolina, que utilizam corrente de comando, têm um custo de manutenção mais baixo. Como ela não exige a troca periódica, o dono do carro não precisa se preocupar com a sua substituição, a menos que haja um problema grave.

Já as versões a diesel, que utilizam correia dentada, exigem a substituição do componente. A troca deve ser feita conforme a recomendação do manual do proprietário, que varia entre 60.000 e 80.000 km, dependendo do ano e modelo. 

A recomendação é que a manutenção seja feita em uma concessionária, com peças originais e profissionais especializados.

Além da troca da correia, o motor a diesel também exige um cuidado especial com o fluido do motor (o óleo) e a qualidade do combustível. Um dos benefícios do motor a diesel, por outro lado, é a durabilidade

Eles são feitos para rodar por muitos quilômetros e podem durar a vida útil do carro, desde que a manutenção seja feita da forma correta.

Tabela comparativa

Para te ajudar a visualizar as diferenças, preparamos uma tabela comparativa com os principais pontos de cada modelo:


Jeep Compass a Diesel

Jeep Compass a Gasolina (Flex)

Sistema do motor

Correia dentada

Corrente de comando

Manutenção

Requer troca periódica da correia

Não requer troca periódica da corrente

Custo de manutenção

Pode ser mais elevado a longo prazo

Mais baixo a longo prazo

Durabilidade

Alta, desde que a manutenção seja feita

Alta, não requer substituição do componente


A decisão final: qual é a melhor escolha?

A escolha entre as versões do Jeep Compass depende das suas prioridades. Se você busca um carro para o dia a dia e quer um custo de manutenção mais baixo, a versão a gasolina é a escolha ideal. 

Se, por outro lado, você busca um carro para rodar muitos quilômetros, com mais torque e um consumo de combustível mais baixo na estrada, a versão a diesel é a sua melhor opção.

É importante ressaltar que ambas as versões do Jeep Compass são excelentes e oferecem a combinação perfeita de tecnologia, segurança e performance. A diferença está nos detalhes, e entender o que cada um oferece é fundamental para fazer a escolha certa. 

Se você ainda tem dúvidas, visite uma concessionária Saga Jeep e faça um test-drive.